ATENÇÃO! A submissão de trabalhos só será possível após confirmação do pagamento do inscrito pela instituição bancária. Estudantes e sócios, lembrem-se de que os comprovantes serão validados pela gestão do evento. Acesse sua área do participante e após confirmação do pagamento você verá a guia “Resumos” para submissão.

Chamada para propostas de sessões simultâneas da V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica - SOBRE2024 

Como funcionará a programação técnica e científica nas sessões simultâneas:

A SOBRE2024 abre a possibilidade de construção conjunta da programação técnica e científica, com vinte e quatro sessões simultâneas ao longo da conferência. São oportunidades para divulgar o trabalho do seu grupo de trabalho, em diferentes escalas e abordagens. Cada sessão simultânea deverá ser proposta pelos interessados e poderá ser apresentada em forma de simpósio, projeto ou de oficina e será analisada pelo Comitê Técnico e Científico (CTC) do evento.

As propostas devem estar conectadas com o tema do evento “SOBRE + 10: O Futuro da Restauração”, tendo como grandes subtemas: 

– Educação e formação de restauradores; 

– Financiamentos e governança para restauração; 

– Cadeia produtiva da restauração; 

– Ecologia da Restauração / restauração ecológica. 

Confira abaixo a descrição desses formatos e, ao final, o link para inscrição da sua proposta.

– Simpósio: Um simpósio é uma reunião de especialistas para trazer contribuições da sua área de atuação, com um recorte específico, proposto por um coordenador ou moderador, submetido ao CTC por meio de uma proposta organizada conforme itens que constam nas explicações abaixo. O tema proposto deve ser de elevada relevância, prática ou teórica, e de amplo interesse. Desta forma, esperamos que os simpósios contribuam com inovações, críticas e sugestões para o desenvolvimento da ciência e da prática da restauração ecológica. Espera-se contribuições originais de forma a permitir ao público vislumbrar uma síntese do tema proposto. Cabe ao moderador do simpósio organizar a sessão de forma a extrair esta síntese. Os simpósios terão duração de uma hora e trinta minutos e sugere-se a participação de, no máximo, quatro (4) apresentações (sendo uma delas de síntese, mais curta e feita pelo moderador), de forma a ter tempo hábil para diálogo com os participantes. A divisão do tempo entre os palestrantes deverá ser de quinze (15) minutos para cada fala com, no mínimo, trinta (30) minutos de debate ao final de todas as apresentações. Será papel do moderador fazer o controle rigoroso do tempo de cada apresentação. Cada moderador, no momento de submissão da proposta, deve encaminhar de uma (1) a três (3) perguntas-chave relacionadas ao tema apresentado. Essas perguntas podem ser utilizadas pelo moderador no período do debate, caso não ocorra questionamentos pelo público.

– Projeto: Os projetos são voltados para apresentações de iniciativas de restauração que já tenham resultados iniciais, sejam eles pesquisas, iniciativas populares ou políticas públicas. Nas sessões simultâneas de projetos esperamos que possam ser apontados os principais objetivos do projeto, o conjunto de ações para seu desenvolvimento e os principais resultados e impactos. As propostas de projetos podem ser apresentadas pelo coordenador do projeto que atuará como apresentador/moderador, ou por um grupo de colaboradores do projeto (máximo 4, contando com o moderador). O formato das apresentações fica a critério do proponente, mas deverá fazer parte da descrição da proposta, e será objeto de avaliação. As apresentações dos projetos também terão a duração de uma hora e trinta minutos. 

– Oficina: As oficinas são voltadas a fomentar a participação da audiência por meio de debates e perguntas em torno de um tema, que pode ser uma questão teórica, uma pergunta de ordem prática, a apresentação de uma nova técnica ou a problematização de uma técnica já em uso. Em uma oficina, os participantes atuam de forma mais colaborativa, contribuindo para a construção de ideia ou produto final, que poderá ser uma síntese, carta, documento, recomendações que expressam a opinião em comum do grupo, o que deve ser apontado na proposta. As propostas de oficina podem ser realizadas por um único moderador/facilitador ou por um grupo (máximo de 4 pessoas, contando com o moderador). O formato das apresentações ou intervenções fica a critério do proponente, mas deverá fazer parte da descrição da proposta e será objeto de avaliação. As oficinas também terão a duração de uma hora e trinta minutos.

Prazos importantes: 

– Abertura da submissão de propostas de simpósios, projetos e oficinas: 15/02/2024

– Encerramento da submissão de propostas: 26/04/2024

– Resultado da avaliação das propostas de sessões simultâneas: A partir de 26/05/2024

Processo de avaliação das propostas: 

Todas as propostas enviadas serão analisadas pelos membros do CTC da SOBRE2024. A partir da avaliação, a proposta poderá ser aceita integralmente, aceita com ajustes ou rejeitada. Todas as avaliações serão realizadas após o encerramento do prazo para submissão de propostas. 

As propostas serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: 

– Aderência e relevância ao tema e subtemas tema do evento;

– Inovação, apresentação de novas perspectivas;

– Interdisciplinaridade, incorporação de diferentes abordagens e visões;  

– Relevância para restauração ecológica no campo ambiental, educacional, socioeconômico e cultural; 

– Aplicabilidade para profissionais da restauração em diferentes contextos.

Todas as informações referentes ao processo de avaliação e do status da proposta serão enviadas para o e-mail registrado pelo proponente após a submissão.

Responsabilidade dos organizadores: 

O proponente do simpósio, projeto ou oficina será a pessoa de contato para comunicação com o CTC, para esclarecimento de questões práticas e eventuais alterações. Desta forma, essa pessoa deve estar disponível para responder prontamente questões referentes ao simpósio, projeto ou oficina para a comissão organizadora. Os proponentes também serão responsáveis por comunicar ao CTC sobre cancelamentos ou outras alterações no programa do simpósio, projeto ou da oficina. O CTC se reserva o direito de cancelar a sessão simultânea caso as alterações descaracterizem a proposta originalmente apresentada na seleção.

Os proponentes dos simpósios, projetos ou oficinas serão responsáveis por convidar os palestrantes e assegurar que todos os convidados façam a inscrição no evento até a data determinada pela Comissão Organizadora da SOBRE2024, informada no site do evento. Palestrantes que não estiverem inscritos até essa data serão excluídos do programa do evento. 

Os dias e horários de cada sessão simultânea aprovada serão definidos pela Comissão Organizadora em função dos temas e da quantidade de sessões aprovadas, entre os dias 27 e 31 de maio de 2024, sendo então comunicados oficialmente aos proponentes e incluídos na programação geral da SOBRE2024. A CTC comunicará a aprovação do simpósio, projeto ou oficina com a máxima brevidade, de forma a permitir a organização dos participantes, mas não promoverá nem permitirá trocas de dia ou horário. No caso de cancelamento por parte de convidados, a Comissão Organizadora poderá sugerir ao proponente a inclusão de um novo palestrante dentre os apresentadores de resumos já submetidos ao evento.  

O evento não oferecerá suporte logístico (traslado, hospedagem e alimentação) ou isenção da taxa de inscrição para as pessoas envolvidas nos simpósios, projetos ou oficinas. Ou seja, os proponentes e seus convidados serão os responsáveis pelos custos de sua participação para realização do simpósio ou oficina.

Guia para submissão de proposta

Formato da proposta: 

– Título do simpósio, projeto ou oficina (máximo de 20 palavras); 

– Resumo – descrição dos objetivos, tópicos que serão abordados pelos palestrantes, relevância e implicações para a restauração (máximo 250 palavras);

– No caso de simpósio, elaborar de uma a três perguntas orientadoras para o debate ao final das apresentações; 

– No caso de projetos ou oficina, descrever como se pretende organizar as apresentações (“dinâmica”) e para as oficinas, qual o encaminhamento ou produto final previsto; 

– Dados do proponente – Nome, Instituição, e-mail e telefone; 

– Lista dos palestrantes convidados e título das palestras, incluindo também Instituição, e-mail e telefone.

Propostas que não seguirem esse roteiro serão rejeitadas. As propostas serão submetidas pelo formulário eletrônico disponível no site da SOBRE2024. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail. Após a submissão, o proponente receberá um e-mail de confirmação, enviado pelo sistema. Em caso de não recebimento desse e-mail, o proponente deverá entrar em contato com o endereço eletrônico informado no site da SOBRE2024. O resultado da avaliação da proposta será comunicado ao proponente, por e-mail, de acordo com o calendário disponível no site da SOBRE2024.

INICIANDO A INSCRIÇÃO!